Tchelinux 2009 Caxias do Sul

É com muita satisfação que anuncio o retorno do grupo TcheLinux à Serra Gaúcha, para o Tchelinux 2009 Caxias do Sul, que acontecerá no dia 13 de Junho na FTEC. Nesta edição será composta de 25 palestras com temas que vão desde conceitos sobre Software Livre orientadas para o público principiante até temas para usuários avançados. Para maiores informações recomendo a visita ao site do evento:

http://www.tchelinux.org/caxias/

Como de costume o grupo não cobrará ingresso para participar do evento, contudo cada participante é encorajado a doar 2kg de alimentos não perecíveis que serão encaminhados à instituições de caridade de Caxias do Sul. As inscrições para as 450 vagas já estão abertas, e podem ser feitas pelo formulário no site. Corra e garanta já o seu lugar!!

Ministrarei a palestra sobre gerenciamento de componentes java em tempo de execução. Onde o assunto é OSGi e demonstrarei uma aplicação utilizando seus recursos. Segue o resumo:

"Os sistemas críticos devem possuir o máximo de disponibilidade possível. Mas, durante seu ciclo de vida, existe a necessidade de adicionar novos recursos ou implantar novas versões de componentes que já estão em execução. Nestes casos, o gerenciamento de componentes Java em tempo de execução é um recurso importante no desenvolvimento de aplicações. O objetivo desta palestra é apresentar uma solução para a alocação dinâmica de componentes e serviços na plataforma Java utilizando OSGi. Sem a necessidade de servidores de aplicação JEE."

0 comentários: